Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Acertar
25 novembre 2008

Présent de l'indicatif. Verbes irréguliers

Ser (être en permanence)

Eu sou

Tu és

Ele é

Nós somos

Eles são

Exemples :

Os habitantes do Brasil são os Brasileiros e as Brasileiras.
João, você é brasileiro? Não, não sou, sou francês.

Quem são os habitantes de Lisboa? Os habitantes de Lisboa são os Lisboetas.
Todos nós somos os habitantes do planeta Terra.

Eu sou a professora de português. Vocês são os alunos de português.

Paula é a mãe de Vera. Carlos é o pai de Clara. Clara é a irmã de Vera. Portanto, Paula e Carlos são casados.

Hoje é terça-feira, 25 de novembro (B) / Novembro (P), de 2008.

O sol é amarelo e a lua é branca.

O Brasil é grande.

TER (avoir)

Tenho

Tens

Tem

Temos

Têm

Exemples :

Tenho dois irmãos mas não tenho irmãs.

Cristina, quantos irmãos tem?

Temos 10 anos e vocês, quantos anos têm?

ESTAR (être temporairement)

Eu estou

Tu estás

Ele está

Nós estamos

Eles estão

Exemples :

Estou no colégio. E tu, onde estás?

Ele está num avião e nós estamos num barco.

Onde estão? Estão em Paris.

Estamos no Rio de Janeiro.

IR A (Aller)

Eu vou

Tu vais

Ele vai

Nós vamos

Eles vão

Exemples :

Eu vou a Lisboa e tu vais ao Brasil.

Ele vai de ônibus (B) / de autocarro (P) à escola.

Nós vamos ao cinema. Eles vão à piscina.

DAR (donner)

Eu dou

Tu dás

Ele dá

Nós damos

Eles dão

Exemples :

Dou o livro ao Valério. Tu dás a caneta ao Jorge.

Estudar português dá muito trabalho!

Eles dão comida aos gatos.


Publicité
Publicité
Commentaires
D
Merci à vous pour ce gentil commentaire. Ce blog est fait pour suppléer au manque de manuel dans ma discipline. J'espère qu'il sera utile à tous mes élèves de 6ème bi-langue.
M
merci de cet outil pédagogique trés bien fait qui va beaucoup aider hugo et nous aider à le faire progresser en portugais, langue que nous ne pratiquons pas à la maison.<br /> bonne soirée à vous<br /> Marion Margot<br /> (maman d'Hugo Protat 6éme A)
Acertar
Publicité
Albums Photos
Publicité